quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Como conseguir a cor desejada em sabonetes!?

Olá queridos, hoje vou estar falando um pouco de minha experiência em conseguir a cor desejada para fazer sabonetes e aromatizadores. 
Essa pergunta sempre chega para mim e sei que é realmente difícil de fazer algumas cores e também em acertar que tipo de corante usar.

Vale lembrar que devemos SEMPRE usar pigmentos e corantes cosméticos em nossos sabonetes e NUNCA usar alimentícios, pois além de desbortar com o tempo eles podem manchar a pele.

Bem, para começar, apesar de bem falado na net mas não custa relembrar, os dois tem a finalidade em comum de colorir o sabonete, mas vamos falar da diferença entre corante e pigmento:

Corante: ele tem a capacidade de migrar a cor, isto é, a cor vai se espalhando com o passar o tempo. Isso é um problema quando não queremos que cores se misturem. por exemplo, faço um sabonete em barra de frutas, morango, uva e pêssego, todas feitas com corantes, e chumbo, isto é, completo a forma para fixar as frutas, com glicerina transparente na cor beje. Com o passar dos dias, vamos ver que as cores vão se misturar, tornando-se marron, estragando todo o efeito que a nossa barra tinha de cores doas frutas.
Então o corante é usado para sabonetes de apenas uma cor ou quando se quer que a cor migre um pouco para dar um efeito manchado ou marmorizado.
Outra característica é depois de aplicado na glicerina ele não solta, isto é, ele se fixa nela.
Também é usado nos aromatizadores em geral.

Pigmento: a cor não migra, isto é, onde ela for colocada não vai ficar, a cor não se mistura. Porém ele não se fixa, soltando na mão.
Usado principalmente para fazer sabonetes coloridos onde não desejamos misturar as cores, como no caso acima de barra de frutas, para fazer pinturas nos mais diversos tipos de sabonetes.

Depois de relembrar essas diferenças vamos as misturas. Vou colocar uma tabelinha com as principais misturas:

Para quem está começando eu aconselho a comprar:
- os corantes das cores: amarelo, vermelho e azul que são cores primárias, não tem como conseguir fazer através de misturas e com esses eu consigo chegar em todas as cores, além desses o rosa, que facilita chegar em alguns tons. Claro que quem tem condições, comprar as cores prontas ajuda muito no dia-a-dia.

- os pigmentos líquidos ou em pasta: preto, marron, branco, vermelho, amarelo e azul. Com esses você consegue fazer todas as pinturas que desejar.

DICAS:

cor de jabuticaba: 90% de azul e 10% de vermelho
cor tiffany: 70% de azul e 30% de verde
cor açaí: 70% de azul, 20% de vermelho e 10% marron
Cuidado ao usar essências e extrato com cor pois podem modificar o tom que quer chegar.

Para clarear qualquer cor, colocar em um vidrinho umas gotas de água mineral e poucas gotas da cor desejada, mistura e use essa mistura para pintar, misturar na glicerina ou no aromatizador. Você nunca mais vai ter problemas em conseguir cores como azul claro, etc...

Mas se com todas essas dicas você ainda não acerta a cor, pinga gotas demais na hora de fazer a mistura na glicerina, vai a última dica de hoje:

Pegue um becker transparente, coloque as cores que deseja misturar e depois que tiver conseguido a cor, coloque aos poucos na glicerina já derretida e com todos os ingredientes ou no aromatizador, até chegar o tom desejado.

Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas...qualquer outra deixem recadinho aqui no blog que tento ajudar vocês!!!
Beijos e até a próxima




Nenhum comentário: